Poder projetar um quarto de bebê é uma das maiores felicidades que alguém pode ter.
Projetar para uma mini pessoinha que ainda não chegou ao mundo mas que já tem uma mãe e um pai cheio de sonhos para ela é uma sensação de pura alegria.
E para mim, ser a arquiteta escolhida para ajudar a traduzir esse sonho é um privilégio.
Apesar do mundo lúdico, de uma tela em branco muitas vezes nos dado, o quartinho do bebê é um ambiente super técnico também, assim como a cozinha com suas exigências de ergonomia, limpeza e praticidade.
Alguns dos pontos que destaco como mais importantes a serem considerados para um projeto de quarto de bebê:
- Ambiente limpo: certamente o quarto precisará de limpeza com frequência por se tratar de abrigar um bebê que ainda está criando anticorpos, ou seja, investir em materiais de fácil limpeza como papel de parede vinílico, cortinas laváveis, armários e trocadores de materiais resistentes e de fácil limpeza e abrigar poucos itens de decoração como pelúcias e adereços de difícil manuseio.
- Ambiente acústico: a escolha do posicionamento do berço, tipo de piso, posição do ar condicionado, e a porta de entrada são norteadores para uma soneca tranquila para o bebê.
- Ambiente com iluminação na medida: ao mesmo tempo que os bebês gostam de dormir no escurinho, a rotina do bebê tem vários momentos de transição de iluminação, e sem dúvidas, a melhor delas é a iluminação indireta, onde a luz não emana diretamente no rosto e cria uma atmosfera suave e tranquila no ambiente.
- Ambiente funcional: muitas vezes, principalmente pais de primeira viagem, querem tudo dentro do quarto justamente por não saberem de fato o que vão precisar. Se não há espaço para ter tudo como berço, poltrona de amamentação, cama para visitas/babá, trocador e armário, coloque na lista os itens que sem ele, a rotina não aconteceria. O quartinho do bebê não precisa ter tudo, mas tendo o mínimo, abre espaço para os pais irem descobrindo o que funciona e o que não funciona na dinâmica da família
- Decoração: ter um quarto decorado não significa ser cheio de adereços. Relembrando todos os itens acima, investir em um papel de parede pode ser o item máximo de decoração que o quartinho pode ter e ainda sim ele terá um impacto visual bacana. Lembre-se que o bebê ainda ganhará muitos presentes que preencherão o espaço do quarto.